Pessoa com poder de decidir, de se fazer obedecer. Essa é a primeira definição para a palavra “líder” que aparece no dicionário. Mas, como tudo se transforma, esse significado merece uma atenção especial e uma boa reflexão, já que pode estar um tanto “ultrapassado”. Hoje, um bom líder vai muito além de apenas alguém que tem um poder, um cargo importante. É mais do que alguém que decide e coordena. Líder é um conjunto de atitudes, ideias e iniciativas.
Não há receita de bolo para formar líderes, mas é preciso lembrar que toda organização desenvolve pessoas. Portanto, é fundamental que a empresa participe dessa formação, ajudando a crescer. Recentemente, depois de assistir algumas palestras sobre liderança, parei para refletir e pesquisar mais a respeito do assunto. A seguir proponho uma breve análise de dois importantes pontos para desenvolver bons líderes.
O primeiro ponto: é preciso fazer com que as pessoas se sintam “donos” do negócio. Donos assumem responsabilidades e decidem melhor, pois é a sua empresa que está em jogo. Se eu não apagar a luz, por exemplo, é do meu bolso que vai sair mais adiante. Não podem mais existir executivos e profissionais, mas sim donos! São eles que trabalham duro e se reinventam todos os dias. E para que essas pessoas possam se sentir donos, é preciso que estejam alinhadas à cultura da empresa. Uma boa dica é fazer com que todos compartilhem o orgulho de ser parte da empresa.
O segundo passo é fazer avaliações constantes, pois dessa forma, ambos os lados, tanto o gestor quanto o seu colega, aprendem juntos. É importante que consigam aprender com seus próprios erros, mas também com os erros dos outros. E se uma ideia não deu certo, não é necessário mudar o planejamento, mas sim as ações que estão sendo feitas para executá-lo.
Como disse anteriormente, não há fórmula mágica para formar líderes, então abaixo deixo mais alguns pontos para que essa reflexão tenha continuidade, selecionados no Nibo Blog:
- Passar segurança para a equipe – Os líderes que são mais bem-sucedidos encorajam os outros a expressarem suas opiniões. Incentivar a equipe é um papel fundamental para criar um ambiente seguro em que todos tenham confiança em expor seus pontos de vista.
- Comunicar expectativas – Grandes líderes são grandes comunicadores. A função de notificar a equipe sobre o desempenho de determinado período faz parte do posto de líder. Alertar os funcionários sobre os valores da organização garante que as tarefas estão sendo executadas de maneira correta.
- Estimular a equipe a “pensar” – Os melhores líderes conhecem a capacidade da equipe com que trabalham e sabem exatamente como desenvolver as características de cada funcionário. Eles usam seu próprio conhecimento para desafiá-los a alcançar sempre mais. Destacam-se em deixar todos confortáveis para crescer.
- Ser responsável com a equipe – Líderes de sucesso permitem que todos possam fazer cobranças entre si. Isso não quer dizer que estejam admitindo uma espécie de controle, mas sim, assegurando pró-atividade para a equipe. Agir de forma responsável com os compromissos diante dos outros é um sinal de que o líder também se concentra nos resultados do grupo.
- Reconhecimento – Um grande líder sabe reconhecer esforços sem se importar com resultados. Isso demonstra confiança na equipe, já que tem consciência de que com trabalho duro e coletivo podem chegar juntos aos objetivos traçados. Recompensar é essencial para estimular os funcionários.
- Aproveitar talentos da equipe – Conhecer o talento da equipe é um ponto, mas saber como usá-lo é ser um líder nato. Os especialistas no assunto conseguem utilizar a habilidade única de cada funcionário de acordo com situações específicas.
- Fazer perguntas e pedir conselhos – Fazer perguntas e pedir conselhos aos outros ajuda no esclarecimento e desenvolvimento das atividades.
- Resolver problemas – Os líderes bem-sucedidos enfrentam os problemas de frente e sabem como descobrir o cerne do assunto em questão. Dessa forma, aprendem a não evitar situações desconfortáveis.